A Rua 19 deve ser repensada na sua totalidade com especial atenção na reestruturação dos pontos de contacto com outros eixos viários principais e outros espaços importantes da Cidade. O objetivo passa por unir o coração da Cidade ao acesso da A41 de uma forma estruturada e hierarquizada, garantindo uma nova continuidade entre as várias zonas caracterizadoras da cidade e proporcionando uma maior interação do espaço público com os equipamentos de maior importância. Com esse intuito, a estratégia de intervenção visa três intenções fundamentais.
3.1. Redefinição dos sistemas de mobilidade:
– Integração do sistema de mobilidade à macro escala na Rua 19
– Redefinição do principal sector de entrada na Cidade na Rua 19
– Redesenho da articulação com a Avenida 32
– Definição de sentido único na zona Oeste da Rua 19
– Restruturação viária no limite Oeste da Rua 19
– Substituição de todos os lugares de estacionamento por jardim público e equipamentos de apoio
– Criação de duas novas áreas de parqueamento automóvel subterrâneo
3.2. Melhoria da rede de espaços públicos:
– Criação de um eixo estruturante verde, fortemente arborizado com jardim associado
– Valorização do principal sector de entrada na Cidade na Rua 19
– Criação de nova Praça/Jardim na Avenida 32
– Marcação do centro da cidade no limite Oeste da Rua 19
– Valorização do quarteirão da Câmara Municipal
– Manutenção das árvores existentes e aumento consideravel do património arborio da àrea de intervenção
– Nenhuma árvore deverá ser cortada na implementação deste projeto
3.3. Conclusão dos sistemas viários existentes:
– Criação de novas alternativas de circulação
Com o conjunto das intenções e ações propostas a estratégia de intervenção visa melhorar a qualidade do fluxo pedonal e automóvel através da desaceleração do último, da transição subtil entre ambos e do prolongamento da área pedonal da Rua 19 para Nascente, articulando os diferentes sectores de intervenção através da unificação do espaço relativo à Rua 19. Pretende-se ainda que esta integre um novo sistema de espaço público com uma imagem marcante que enfatize o seu carácter de via de entrada na Cidade e que constitua um fator promotor de usufruto público.
Location
Espinho
Project
2016
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
Architecture’s Colaboration
Bruno Meleiro, Fábio Santos
3D Simulations
CNLL