g

Gravida proin loreto of Lorem Ipsum. Proin qual de suis erestopius summ.

Recent Posts


    Follow Us:
    Back to top


    — Perfil

    A CNLL®, mais do que uma empresa de prestação de serviços no âmbito da Arquitectura, da Engenharia e do Design, assume-se como uma casa de Criação, de Invenção e de Satisfação. 

    Liderada pelo arquitecto Nuno Lacerda Lopes, professor doutor e investigador em Arquitectura, Design e Inovação, a empresa espelha os seus conceitos, metodologias, critérios de qualidade e a sua ideia de arquitectura, que assenta no Homem como a figura central do espaço construído, num eterno apelo aos sentidos e à experimentação. 

    Do pensamento aos sentimentos, a Arquitectura da CNLL® distingue-se por conceber espaços de interacção com as pessoas e com os seus sentidos, criando diferentes ambientes para as diferentes emoções. 

    Por isso os nossos trabalhos são distintos, não exprimem fórmulas que se repetem, porque as pessoas, os desejos, os lugares, os objectivos de cada trabalho e de cada cliente são, tal como nós… únicos e diferentes.

    CNLL Profile

    download PDF


    — Sobre

    A CNLL é uma empresa com mais de 30 anos de experiência, fundada em 1989 por Nuno Lacerda Lopes, com sede em Espinho, Portugal. Desde então, a prática expandiu-se para outras regiões, operando a partir do Porto (Portugal), Angola, Singapura, Brasil e África do Sul.

    Cada um do nossos funcionários tem uma vasta experiência de trabalho em equipas multidisciplinares em projectos em Portugal e no estrangeiro e é composto por vários arquitectos que trabalham em conjunto com engenheiros e artistas de visualização 3D, modelistas, especialistas paisagistas, pessoal administrativo e de secretariado. 

    Como especialistas em diversas áreas, prestamos serviços completos de concepção arquitectónica e serviços de consultoria durante a fase de construção, permitindo-nos estar envolvidos nos projectos do início ao fim. A nossa experiência em design envolve não só serviços de arquitectura, mas também inclui design de interiores, planeamento urbano, design paisagístico, design e engenharia de fachadas, design computacional e BIM, branding, design gráfico e serviços de consultoria.

    Os arquitectos da CNLL empreenderam e concluíram com sucesso mais de 200 projectos em todo o mundo.

    Os trabalhos de Nuno Lacerda e dos arquitectos da CNLL foram expostos em muitas cidades de todo o mundo, incluindo Singapura em 2013.

     

    mais sobre as nossas obras…


    — Método

    O método da CNLL é baseado numa forma multidisciplinar de pensar e trabalhar, incorporada nos nossos princípios e valores fundamentais. Gostamos de combinar o conhecimento e o know-how adquirido ao longo dos 30 anos de prática mas, acima de tudo, gostamos de incluir uma grande parte de generosidade e amor nos nossos projectos.

    A nossa metodologia e forma de desenvolver projectos é personalizada e está consolidada, concentrando-se nas pessoas, na natureza, na interacção humana, na criatividade e, de alguma forma, numa sensação de sensualidade única. Estes princípios fundem-se directamente com o nosso desejo permanente de aprender e aplicar novas soluções e tecnologias, permitindo-nos explorar simultaneamente o desenho tradicional e a tecnologia digital de ponta.

     

    descubra mais sobre a nossa estrutura…


    Como base de trabalho para a criação e desenvolvimento de uma peça de desenho, seja ela qual for, parto sempre com o sentido da utilização e da vivência, do toque e do uso.

    Nuno Lacerda Lopes


    — Desenhar para construir

    Concentrata-mo-nos em garantir, desde o início, que cada detalhe funciona perfeitamente. É por isso que estamos sempre a estudar, investigar e desenvolver novas formas de construção e concepção.

    Para cada projecto, centenas de simulações e análises virtuais são feitas na CNLL, testando propostas e resultados. Esta abordagem tecnológica funde-se suavemente com as estratégias de pensamento do design e com estudos de desenho à mão, o que representa um modus operandi singular do nosso atelier.


    — Inovação e Criatividade

    A CNLL procura constantemente novas formas de melhorar materiais, métodos, sistemas e tecnologias. Para nós, cada projecto tem um pedido específico e exige uma estratégia personalizada, que desafia a nossa criatividade, soluções e objectivos individuais.

    Não somos movidos por tendências ou estilos efémeros, mas sim pela qualidade, resistência e perpetuidade. Cada um dos npssps projetos tem uma identidade singular, relacionada com todas as circunstâncias que o rodeiam. O principal objectivo é proporcionar aos nossos amigos/clientes a qualidade e o resultado que esperam de nós, concebendo edifícios que possam ser referências arquitectónicas e urbanas.  

    Ao mesmo tempo, estamos concentrados em desenvolver os melhores detalhes de construção para se adequarem tanto ao edifício como às necessidades do proprietário. Portanto, a nossa estratégia é sempre muito prática, cuidadosamente definida e com grande atenção em termos de soluções técnicas.


    — Tecnologia

    Na CNLL, exploramos sistematicamente as capacidades crescentes das tecnologias computadorizadas, das técnicas de desenho, das abordagens de comunicação e das soluções de teste.

    Como somos membros fundadores da Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas Portuguesas, na CNLL a qualidade é um princípio enraizado no nosso núcleo. Assim, realizamos sempre uma análise relativa à conformidade das soluções adoptadas, analisada criticamente, e tornada compatível durante o processo de elaboração e coordenação do projecto, num ideal de melhoria contínua e incentivo à evolução: o controlo total sobre as novas tecnologias é um recurso que disponibilizamos para a execução dos nossos projectos com a satisfação e o conforto dos nossos “amigos”.

     

    > saiba mais


    — Interação Humana

    Acreditamos que a interacção humana influencia a forma como concebemos, construímos e utilizamos os espaços. Tentamos sempre alinhar e partilhar as nossas ideias com os objetivos dos nossos “amigos”, procurando ambição, coragem e, acima de tudo, a harmonia que fomenta a criatividade e os resultados. 

    A intervenção da equipa multidisciplinar que compõe os arquitectos da CNLL pode assumir diversas formas e soluções. Tanto a experiência acumulada neste campo, através de centenas de projectos de todas as formas e tamanhos, tipologias e programas, escalas e complexidades, como a total atenção que temos dedicado à qualidade e flexibilidade na concepção de soluções, explicam a vasta gama dos nossos serviços oferecidos.

    A CNLL está sempre à procura de novas colaborações para impulsionar as nossas capacidades de pensamento e design. O envolvimento dos clientes, utilizadores e promotores são essenciais para impulsionar o nosso processo de concepção e, frequentemente, produzir soluções únicas e excitantes.

    Através da nossa experiência de trabalho em projetos complexos e personalizados em todo o mundo, os nossos gestores de projeto estão habituados a negociações com grupos e instituições.


    The relationship between man and architecture develops far beyond the concepts of use or utensil which many users and architects use to describe, act or perceive the architectural spaces available.

    Nuno Lacerda Lopes


    — Sustentabilidade

    Numa era de vertiginoso desenvolvimento tecnológico no campo da construção, em que os valores éticos que apoiam a preservação do ambiente são obrigatórios em toda e qualquer concepção responsável, a CNLL apresenta-se como uma empresa que projecta e constrói para o futuro como um agente “ambientalmente consciente”, quer através de ações próprias, quer como parceiro de intervenções impactantes, reais ou potenciais, relativos à natureza ou ao ambiente.

    Todas as decisões sobre materiais, produtos e elementos relacionados com os nossos projetos têm, não só as suas qualidades estéticas e coerência projetual, mas também os aspetos da sustentabilidade: eficácia económica, consciência social e respeito pelo ambiente.

     

    > saiba mais


    — Awards

    A quantidade de prémios que recebemos, a nível nacional e internacional, em Arquitectura, Design, Engenharia e Investigação & Desenvolvimento, pelas nossas soluções criativas, adaquadas e inovadoras, constitui uma imagem de marca que nos deixa muito orgulhosos e que, de uma forma muito particular, demonstrou o alinhamento concetual possuído pela CNLL®, bem como a nossa capacidade de satisfazer as exigências, preocupações e interesses da sociedade, oferecendo, mais do que apenas um projecto, a nossa inteligência, a nossa vontade e o nosso esforço em encontrar soluções… para a vida!

    “Os prémios são apenas uma consequência natural do trabalho intenso de um arquitecto para quem o questionar as coisas é quase tão importante como respirar. É deste questionar contínuo e permanente que nascem as grandes obras”

    Valdemar Cruz

    2020

    O projeto Pyros Collection, um alerta para os fogos florestais, ganhou 6 medalhas de ouro e 2 de prata nos Prémios Lusófonos de Criatividade. (FCBLisboa/WWF)

    2019

    Primeiro prémio no concurso por convite “Projeto para o Parque Oceanus, com escola de 2º e 3º ciclos, complexo desportivo, health center, residência sénior, residência de estudantes, habitação/moradias, jardim botânico e parque urbano — Gaia

    Terceiro prémio no concurso de arquitectura para as Capelas Mortuárias de  Barrancos — Barrancos

    2018 

    Segundo prémio no Concurso Público para a Conceção do projecto geral de arquitectura para Cemitério de Ferreiras, Câmara Municipal de Albufeira.

    2017

    Terceiro prêmio no Concurso para o estudo Prévio de um Projeto Urbano “D. Luís da Boavista ”, Fundo de Investimento Imobiliário Sete Colinas promovido pela Essentia Desenvolvimento e Gestão de Projetos, para a recuperação de um edifício e construção de outro para habitação e comércio com pátio interno com área comercial e de lazer, em Lisboa.

    2016

    Finalista do Prémio Pedagógico de Excelência da Universidade do Porto, edição 2015/2016, com o projeto Construção 2.0 – novas e velhas matérias em sala de aula. Foi proposto pelo presidente do Conselho Pedagógico da FAUP, professor Rui Braz Afonso, para apresentar a candidatura no campo “Tecnologias digitais e novas formas de projetar arquitetura”.

    2014

    Primeiro prémio no concurso limitado de convites para aparthotel de residências sênior (instalação da unidade do grupo “Maison de Famille”), com nove pisos, seis dedicados à residência composta por 145 quartos e dois pisos dedicados a serviços e um piso dedicado ao lazer com uma área de construção de 13.500 m2, Propriedade Espírito Santo, Cabedelo, VN Gaia.

    Primeiro prémio no concurso limitado para o prédio dedicado a uma sala coletiva dedicada a uma sala de baixo custo para arrendamento, com três andares no subsolo e seis andares acima do solo, área de construção de 4.305 m2, Invesfundo III – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Datado, antiga “Seca do Bacalhau”, DAG, Jardim Atlântico do Douro, Lote 7, VN Gaia.

    Primeiro prémio no concurso limitado por qualificação prévia para a conversão de um edifício de escritórios e oficinas, área de construção de 5.329 m2, John Neild & Associados, Ramalde, Porto.

    2012

    Escola Mouriz – Prémio Internacional de Arquitetura WA Awards 20 + 10 + X 11th Cycle, promovido pela Comunidade WA, cujo objetivo é destacar e publicar projetos notáveis ​​com potencial para inspirar questões interessantes sobre a arquitetura contemporânea.

    2007

    Menção Honrosa, no Concurso Público de Ideias para a Requalificação das Penhas Douradas, Câmara Municipal de Manteigas.

    Segunda Menção Honrosa no Concurso Público de Ideias para a Requalificação do Estaleiro do Ouro e Arredores, APDL, Porto.

    2006

    1º Prémio Concurso limitado por qualificação prévia nº 1/2005, para o Projeto de Arquitetura e Engenharia das Novas Instalações da Universidade Aberta do Seixal 1ª Fase, Universidade Aberta, Seixal.

    Primeiro prémio no concurso público / construção de projeto para edifício de apoio a desportos aquáticos na Marina do Freixo, Sport Club do Porto.

    2005

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitectura do Projecto de Remodelação e Reabilitação dos Banhos de S. Lourenço, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.

    Menção Honrosa do INH – Promoção Municipal do Empreendimento de 22 espaços, Quinta de Guetim.

    2003

    Terceiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura para o Projeto de Reforma do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Câmara Municipal de Elvas.

    2002

    Menção Honrosa, Concurso Público para Elaboração dos Projetos das Novas Instalações dos Serviços de Ciências Básicas da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

    2001

    Primeiro Prémio no Concurso para o Projeto de Reforma do Auditório Nacional Carlos Alberto, na área do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitectura para a Elaboração do Plano Detalhado de S. Lourenço, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.

    Segundo Prémio da INH – Promoção Municipal do Empreendimento de 174 fogos, Quinta de Paramos.

    1998

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura do Centro Multimeios de Espinho, Câmara Municipal de Espinho.

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura para o Arranjo Urbano entre as ruas de Luís de Camões e Marechal Gomes da Costa, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura para a Reabilitação da Fábrica Brandão Gomes FACE, Câmara Municipal de Espinho.

    1995

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura do Centro Espinho Multimeios, Câmara Municipal de Espinho.

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura para o Arranjo Urbano entre as ruas Luís de Camões e Marechal Gomes da Costa, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.

    Primeiro Prémio no Concurso Público de Arquitetura para a Reabilitação da Fábrica Brandão Gomes FACE, Câmara Municipal de Espinho.

    1993

    Prémio de melhor cenografia atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, com o espaço de palco “Mandragora”.

    1991

    Primeiro prémio do concurso público de design das novas cabines telefónicas da T.L.P.

    1988

    Primeiro Prémio no Concurso público de arquitectura Complexo B – Cine Teatro-Viseu.


    — Clientes que se tornam amigos

    Uma personalidade e cultura de empresa amigável, de diálogo aberto e contínuo com os nossos clientes e a sociedade a que pertencemos, permite-nos avançar com maior segurança, e com o sentimento profundo de merecer toda a confiança e admiração que nos foi concedida.

    “Sou uma espécie de Nunodependente, cuidado, você pode-se tornar o próximo. Eu se fosse você largava agora mesmo este catálogo, antes que fique definitivamente encantado, e passe a questionar toda a decoração da sua casa. Os seus móveis não merecem ser comparados com os do Nuno. Como você não merece ser comparado com o Tom Cruise ou a Claudia Shiffer.”

    Edson Athayde


    — Contactos

    PORTO

    Rua do Campo Alegre, nº 800,
    4150-171 Porto, Portugal
    T. (+351) 227 314 633

    — ver mapa

    ESPINHO

    Rua 62, nº 263,
    4500-366 Espinho, Portugal
    T. (+351) 227 347 599

    —ver mapa

    Fale connosco.
    cnll@cnll.pt

    Candidaturas
    jobs@cnll.pt

    Em que podemos ser úteis?




      Recursos Académicos

      Uma vez que todos estamos constantemente a aprender, gostaríamos de partilhar os nossos conhecimentos e ajudar todos os estudantes que nos procuram. Normalmente, tentamos responder a todos os pedidos individuais de ajuda para projetos escolares ou de orientação profissional.

      Entretanto, disponibilizamos vários projetos do nosso portfólio para download direto – pode obtê-los em cada página de projeto. Os trabalhos estão a ser constantemente actualizados, por isso mantenha-se atento!