O centro escolar de Rebordosa desenha-se em torno de um pátio central. Um volume sóbrio e distinto que contrasta com um lugar cheio de referências, formas e cores. Pensa-se a escola como um reduto de contenção e de integração, um referencial para outras e diferentes arquiteturas que se experimentam e que aqui se confrontam.
O método de composição não foi de adição de volumes, nem de planos, ou outros elementos para construção do todo que compõe a forma do edifício. Contrariamente, partimos de um elemento estável, uma forma retangular que as contingências e contrariedades do terreno atuaram como uma verdadeira condicionante para a definição da sua implantação.
Neste modo, o processo de conceção e construção da forma tornou-se quase escultório. Ao volume puro, encerrado e bruto vai-se talhando a matéria, procurando o essencial, ajustando, recortando e adaptando, retiram-se partes para fazer emergir o todo.
Neste jogo de subtração, criam-se espaços, rasgam-se vãos, dá-se corpo a uma arquitetura feita de luz e sombra. É neste contexto que surge o pátio, no centro do edifício e sobre o qual se desenvolvem os restantes espaços. É desta vontade de criar espaços diversificados que surgem os recreios exteriores cobertos, vigiando quem passa e resguardando quem neles se abriga. Das incisões verticais nas paredes, emerge a luz para o interior, refletindo a vida e a cor que as paredes de betão encerram, revelando um pouco do espaço interior fluido e colorido, contrariando a imagem mais densa e fechada do exterior.
Location
Paredes
Project
2008_2011
Client
Câmara Municipal de Paredes
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
Architecture Colaborations
CNLL | Márcia Areal, Vanessa Tavares, Natália Rocha
Engineering
CNLL | RGA | JFA
Gross Building Area
3.712 m2
3D Simulations
CNLL
Model
CNLL
Photography
Nelson Garrido