g

Gravida proin loreto of Lorem Ipsum. Proin qual de suis erestopius summ.

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.


    Follow Us:
    Back to top
    Housing

    — João Brenha House

    A proposta assenta no trabalho sobre um programa tradicional; cozinha, salas, 3 quartos, sanitários e procura garantir uma identidade espacial interior dentro das restrições definidas para o local.

    A altura correspondente aos dois pisos permitidos, subdivide-se de modo a criar um interior complexo, em que a disposição por pisos substitui-se pela disposição em níveis, tornados possíveis pela sucessão e sobreposição de plataformas, gerando vários momentos onde os olhares e a vida se cruzam num espaço interior heterogéneo, mas ao mesmo tempo aglutinador das várias facetas do quotidiano. Propõe-se assim, uma vivência e um percurso vertical que difere, esclarece e cruza os diferentes lugares do habitar. Desenha-se uma mescla de perspectivas, possibilita-se uma oferta variada de pontos de vista, estimula-se uma implusão interior em cujos fragmentos se constrói o programa e as áreas, que apesar de tudo deverão continuar a ser tradicionais. A sala é para estar, os quartos para dormir, a cozinha para comer, as escadas para separar e também unir os diferentes níveis, transformando todo o percurso, numa experiência emotiva.

    Como desejo e como símbolo quantos têm na ideia de casa o sonho da representação e do movimento revelado pelas imagens já gastas das sublimes escadarias que Hollywood tantas vezes construiu nos inúmeros filmes das nossas vidas? O projecto aceita essa ideia, esse desafio e procura edificar tão-somente um movimento, aqui pouco romântico e seguramente mais vertiginoso, e não se centra apenas no átrio, mas gira à volta de um programa espacial que as casas de hoje ainda reivindicam. Com o intuito de tirar partido das diferentes alturas e da profundidade disponível, a casa oferece à rua, não a fachada que anteriormente interrompia o quarteirão, mas a diversidade como sinal. É a cobertura que se funde com a fachada numa superfície única e contínua, como uma frágil membrana de separação entre a esfera pública e a esfera privada.

    Location
    Espinho

    Project
    2004

    Architecture’s Coordination
    Nuno Lacerda Lopes

    Gross Building Area
    334,00 m2

    Plans

    Construction

    Related Projects