Construir sobre o construído é um desafio que sempre se coloca ao arquiteto e cada vez mais à nova arquitetura. A reabilitação, a recuperação e o restauro de edifícios ou de património são hoje em dia um campo de trabalho fundamental para o desenvolvimento da nossa profissão.
A arquitetura constrói-se sempre sobre algo que existe; sobre um passado, um território, sobre um terreno ou sobre um edifício preexistente e nunca sobre um vazio ou numa tábua rasa. Este centro escolar é disso um exemplo. Constrói-se tendo por base uma escola existente que se recuperou e se manteve na sua essência e apenas se acrescentaram novos módulos, novos acessos e diferentes materiais.
O Centro Escolar de Paredes, surge da necessidade de recuperação e reabilitação de uma escola construída com base numa estrutura prefabricada degradada que já não apresentava níveis de qualidade e conforto para o exercício da sua atividade.
Do entendimento das necessidades de recuperação e ampliação, propôs-se o acréscimo de três novos volumes capazes de responderem às necessidades espaciais e programáticas exigidas e sobretudo poderem unificar todo o volume sem que se perdesse a matriz pavilhonar existente e que procuramos explorar como conceito, imagem ou identidade para este novo edifício. Uma composição volumétrica baseada num processo de adição de volumes puros e justapostos, com identidades e formas distintas, associada a uma subtil articulação de palas e de vazios, acompanhada por um trabalho na criação de diferentes espaços exteriores e na composição de novos materiais de revestimento, são os elementos que caraterizam a intervenção.
Procura-se criar uma escola com personalidade e identidade própria, utilizando os elementos existentes, desenhando uma silhueta dinâmica e estimulante a todo o conjunto que se quer renovado, atualizado e só por isso diferente.
Location
Paredes
Project
2008_2011
Client
Câmara Municipal de Paredes
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
Architecture Colaborations
CNLL | Márcia Areal, Vanessa Tavares, Natália Rocha
Engineering
CNLL | RGA
Gross Building Area
3.860 m2
3D Simulations
CNLL
Model
CNLL
Photography
Nelson Garrido