Back to top
Education

— Duas Igrejas School

O projeto para o centro escolar de Duas Igrejas afigura-se como um subtil jogo de contrastes e de oposições. Se por um lado possui um exterior geométrico em betão aparente, com a frieza e rugosidade próprias deste material, apresenta no interior um espaço depurado, fluido, claro e polido. À linearidade da composição e organização funcional da planta do edifício se contrapõe todo um jogo de volumes que se estruturam alinhados ao longo de um corredor central que lhe empresta unidade e ritmo mas também variedade e surpresa. 

A fachada denuncia uma rigorosa métrica que serviu de base à conceção do projeto, em que as linhas de cofragem no betão encontram-se definidas e demarcadas no alçado como registo de um tempo e de um processo de produção e construção. O interior pontuado por rasgos de luz que separam os secos volumes que compõem as salas de aula desenham um jogo de claro/escuro diferenciador. 

O corredor central revela-se como espinha dorsal, um espaço de circulação e de estar que articula e organiza os diferentes módulos que compõem este edifício, num mundo imaginativo e de brincadeira, mas que ao mesmo tempo procura oferecer valores, conhecimento e aprendizagem. No fundo mais do que formas, projetamos espaços para colocar questões.

Location
Paredes

Project
2011_2012

Client
Câmara Municipal de Paredes

Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes

Architecture Colaborations
CNLL | Márcia Areal, Vanessa Tavares

Engeneering
PPSEC

Gross Building Area
3.685 m2

3D Simulations
CNLL

Model
CNLL

Photography
Nelson Garrido

Related Projects