A solução de “Parque Urbano do Paço de Giela” que propomos, compreende o desenvolvimento autónomo mas articulado de 4 eixos estruturantes diferenciados:
1 – Valorização e integração do Paço e edifícios anexos no Parque Urbano, através do desenho de percursos viários e pedonais e de recuperação do desenho de arranjos paisagísticos e de espécies arbóreas que, garantem a sua conexão com todo o Parque Urbano, restituindo-lhe a singularidade e nobreza outrora perdidas. Através da definição de uma série de rotas (caminhos), onde a valorização da temática da água se torna evidente.
2 – Conhecimento e Interpretação Ambiental, designada de “Parque Himalaya”. Este parque permitirá por um lado dar a conhecer a importante obra do visionário conterrâneo Padre Himalaya, (homem de ciência, pioneiro da ecologia em Portugal) e por outro desenvolver e promover o gosto e respeito pelo meio ambiente nas suas mais diversas formas.
3 – Eventos culturais e lúdicos ao ar livre, integrará a “Praça do Sol” e o “Anfiteatro do Vento”. Nesta área de projecto, poderão desenvolver-se actividades nas áreas da música, teatro, dança, o novo circo e outras.
4 – Turismo e lazer, integrando o “Hotel da Giela” e o “Espaço do Garrano”, onde através desta unidade de alojamento e da sua localização se poderá tirar o melhor partido da paisagem, assim como oferecer uma série de serviços de lazer como spa, piscina, campo de ténis e restaurante onde se poderá mostrar o melhor da gastronomia da região. Por outro lado, dar a conhecer aos visitantes a temática do cavalo Garrano e permitir o contacto com a espécie.
Location
Arcos de Valdevez
Project
2010
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
3D Simulations
CNLL
Model
CNLL