ISBN
9729867518
Edição
Transnética
Ano
2002
Número de páginas
400
Dimensão
13x13cm
“Este livro é parte de um olhar, de uma recolha introspetiva daquilo que consideramos ser um testemunho coletivo dos momentos e percursos à volta do nosso trabalho.
Uma aproximação a esse olhar requer uma pausa, sem começo nem fim…
Não se trata de um livro de arquitetura… ao afastar-se de confrontos disciplinares, ao não demonstrar conceitos, nem seguir o caminho da pedagogia. Também não incide sobre os métodos de trabalho, nem sobre os debates gerados, por isso, não é um livro sobre arquitetura. Tem somente a ver com as pessoas e as ideias, aquelas que vivenciamos ao longo do tempo.
O tempo não é linear e por isso algum sentimento parece levar-nos a evidenciar certos pontos, que colocados em sequência permitem distintas leituras, e são estas que inesperadamente, vão e voltam ao pensamento.
Contudo, não é apenas uma recolha de imagens que substitui as memórias, porque as vivências, as emoções, as batalhas, as conquistas e as derrotas, as fraquezas e os cansaços não se imprimem, nem são suscetíveis de se poderem registar – fixam-se apenas no saber, numa aprendizagem coletiva, que se manifesta em nós.
Por isso, este livro não tem começo nem fim… revela um ideal de partilha e um desejo de consolidar um modo de ver e entender.”
Nuno Lacerda Lopes