Theatre Director
Importa destacar o constante sentido de Construção que o Nuno Lacerda emprega nas suas obras, nos seus projetos, na sua vida: conhece muito bem a própria matéria, o que ele desenha sabe como se vai construir – e comprovam-no, aliás, os muitos anos que regista como professor desta e de outras disciplinas na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Este facto é diferenciador, mais ainda na perspetiva do arquiteto cenógrafo, quando imaginamos, por exemplo, o equilibrio aparentemente instável de uma parede brutal de 9m de altura como era a do Grande Teatro do Mundo, claramente a cenografia de referência do Nuno Lacerda.
Em Itália, quando se emite alguma coisa que está a ser vista ao vivo, diz-se que ocorre in contemporanea. Vem isto a propósito do Nuno, porque a sensualidade que o caracteriza e com que trabalha, por exemplo, desenhos à mão levantada, que deveríam ser coisas austeríssimas – e que o são efetivamente –, ao mesmo tempo que a mão desliza quase compulsivamente sobre a folha de papel, tem muito que ver com a sua mesmíssima atenção a tudo o que está ao seu redor e a acontecer no momento, “com o tempo”, em consequência do tempo. E isso é ser-se contemporâneo, antes e depois de qualquer inscrição em qualquer Escola, em qualquer Estética, em qualquer Conhecimento, em qualquer Filosofia. Isso é estar vivo enquanto nos virtualizamos.
Excerto de entrevista realizada em 2020
The furniture designed by CNLL are imbued with the most absurd teatricality, they are completely silly yet useful, they are absolutely beautiful and therefore indispensable!
They are entirely Cárlic Nunástics Lacerdics and Lopzics!