O projeto para o Centro da Memória da Indústria (CMI) de São João da Madeira apresenta-se como um novo conceito transformador dos modos de compreender e apresentar o Turismo Industrial e de valorizar o património arquitetónico existente, sem ruturas nem contradições. A configuração do lote e das pré-existências lançam as diretrizes para o desenvolvimento do projeto: propõe-se uma intervenção cuidada e pontual, maioritariamente ao nível do restauro e reabilitação, dando destaque ao valor histórico do edifício do Palacete da Quinta do Rei da Farinha. A intervenção pretende preservar ao máximo as qualidades arquitetónicas do edifício, tendo-se efetuado um levantamento rigoroso e exaustivo das características físicas e morfológicas da edificação existente, procurando a sua análise e procedente atuação.
A nova construção que se propõe adoça-se ao edifício existente complementando-o, num ato de valorização da pré-existência sem nunca deixar de representar a marca da arquitetura contemporânea e do caráter transformador da intervenção. Esta abordagem, para além dos benefícios funcionais e estéticos, permite também efetuar uma intervenção pouco intrusiva no Palacete, elevando-o assim à qualidade de parte integrante da própria exposição: o Palacete é também, por si só, peça de museu, elemento expositivo e testemunho histórico da própria cidade.
Localização
São João da Madeira
Projecto
2021-2023
Coordenação Arquitetura
Nuno Lacerda Lopes
Colaboração
CNLL | Maria João Venâncio, Fábio Santos, Bruno Meleiro, Marcos Moreira , João Sousa, Marco Coelho, Simão Coelho, Pedro Botelho
Engenharia
Newton
Área bruta de construção
1533 m2
3D
CNLL