A Pyros Collection é um projecto criado com o objectivo de alertar as autoridades para a importância da prevenção contra os incêndios. Um conjunto de peças de mobiliário “anti-design” criadas a partir de madeira queimada.
Nesse sentido, a organização de defesa e conservação ambiental vai oferecer uma das peças da coleção a João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática. O objectivo é “lembrar as autoridades dos fogos de 2019 e incentivar o governo a criar medidas de prevenção, que evitem no futuro tragédias de grande dimensão, como o incêndio de 2017 em Pedrógão Grande, que matou 66 pessoas”.
Estas peças surgem a convite da FCB Lisboa, para a ANP/WWF, sob o mote “A solução está na nossa mão”, a iniciativa é lançada no mesmo dia em que a organização divulgou o Relatório Ibérico de Incêndios, onde se sublinha que isso passa por “apostar na prevenção à escala planetária: lutar contra as alterações climáticas, gerir o território, promover paisagens rentáveis e menos inflamáveis, reduzir a sinistralidade e travar a desflorestação nos trópicos”.
O catálogo completo pode ser visto na plataforma www.natureza-portugal.org.