g

Gravida proin loreto of Lorem Ipsum. Proin qual de suis erestopius summ.

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.


    Follow Us:
    Back to top
    Research & Innovation

    — MobOut

    Outdoor furniture, 2011

    Com este projecto procura-se investigar a possibilidade técnica e prática de integrar um interface tecnológico no design de mobiliário urbano com o sentido de valorizar a vivência do espaço público, criando novas dinâmicas de estar no espaço associadas ao acesso às redes de informação.

    As preocupações associadas à disponibilização de “ferramentas” alternativas de usufruto de um espaço público associadas às tecnologias de comunicação, nomeadamente ao design de mobiliário urbano, como um complemento ao bem-estar do utilizador, surgem das tendências internacionais de divulgação da informação que progressivamente dominam o estilo de vida de um segmento considerável de população.

    A possibilidade de integrar dispositivos de conexão fornecedora de electricidade, e de ligação USB, possibilita o trabalho, acesso à internet ou recarregamento de aparelhos electrónicos no exterior; assim como um sistema áudio potencia a criação de ambientes e usufruto do espaço personalizados; ou até um sistema sensitivo-interactivo, de medição de actividade física, dos níveis de sedentarismo, do humor, das pulsações, criando diferentes tipos de leituras biofísicas alertando para a importância do estado geral de saúde.

    De igual modo, esta contaminação entre as duas áreas pode potencialmente ser uma base para criar interligações e parcerias entre empresas destes dois sectores, ampliando o intercâmbio de conhecimentos e simultaneamente estimular a continuação da investigação na área no decorrer da concretização do projecto.

    Project
    2011

    Architecture’s Coordination
    Nuno Lacerda Lopes

    DEX Circular Series

    Modular Benches

    Motivação científica/tecnológica para o desenvolvimento proposto

    Neste sector de actividade e respectiva área de investigação, não existe ainda uma resposta exclusiva ao nível da integração de sistemas de informação no design de mobiliário urbano. A complexidade técnica deste tipo de solução e a respectiva aplicação no exterior cria exigências relativamente ao tipo de material usado na modelação do mobiliário urbano. A pesquisa inicial pré-projecto demonstrou não haver soluções de mobiliário modulares equivalentes e o facto da crescente proliferação das tecnologias de informação ser cada vez mais recorrente e comum coloca este tema de investigação e respectiva problemática, o que por sua vez justifica uma exploração pertinente nesta área. Isto porque a possibilidade técnica e prática de integrar um interface tecnológico no design de mobiliário urbano pode potencialmente promover a valorização da vivência do espaço exterior e/ou público, criando novas dinâmicas de estar no espaço ou de ter acesso às redes de informação.

    • Objectivos técnico-científicos

    O objectivo técnico científico para o projecto de equipamento exterior MOB OUT é o desenvolvimento de uma estrutura/membrana/painel que resolva as diferentes exigências de mobiliário urbano com tecnologias de informação associadas a factores:

    – Estruturais – peso e flexibilidade;

    – Resistência e manutenção – impermeabilização, resistência às intempéries, de encaixe entre painéis, e possibilidade de aplicação de uma variedade de acabamentos exteriores de acordo com a necessidade de personalização da solução, ciclo de vida;

    – Técnicas ITED – pré-instalação de redes eléctricas e de comunicação, integração de sensores e respectivo funcionamento.

    Aumentar a eficiência ecológica de cada equipamento, indo assim de encontro com as estratégias mundiais de protecção do ambiente e dos recursos nele existentes.

    DEX Curl Series

    Modular Benches

    A metodologia de trabalho desenvolvida estrutura-se nas seguintes fases: identificação do problema, construção de hipóteses, definição do plano de trabalho, recolha de dados, análise e interpretação dos dados recolhidos, experimentação de soluções, avaliação das soluções experimentadas, implementação / conjugação das soluções validadas, análise e discussão dos resultados, possíveis desenvolvimentos futuros. A jusante desta investigação, a CNLL procura traduzir este trabalho em valor de mercado ou valor interno à organização através da inovação de produto, organizacional, marketing ou organizacional.

    Tendo por base esta estrutura, para o projecto Mob Out foi desenhado um plano de actividades estruturado em 3 fases, designadamente:

    FASE 1 – ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO (01-06-2009 – 31-10-2009)

    Análise das necessidades existentes ao nível do mobiliário e equipamentos para exterior;

    Identificar quais são as principais lacunas deste tipo de produto face às actuais linhas arquitectónicas;

    Revisão do estado arte ao nível destes equipamentos;

    Aprofundar os conhecimentos no domínio do design de equipamentos.

    FASE 2- DEFINIÇÕES DO MODELO (01-11-2009 – 31-12-2009)

    Lançamento de hipóteses e de propostas de diferentes elementos compositivos do design mobiliário, considerando os factores:

    • leveza/peso; rigidez/flexibilidade;
    • durabilidade/resistência; manutenção; possibilidade de alteração de acabamentos
    • encaixes, pré-instalação de redes eléctricas e de comunicação, integração de sensores e respectivo funcionamento.
    • custo
    • energias utilizadas – pegada ecológica
    • identificação e seriação dos serviços associados aos objectos

    FASE 3 – DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (01-12-2009 – 31-12-2010)

    Plano de desenvolvimento para o desenho das mesmas;

    Desenvolvimento de desenhos a 3 dimensões dos diferentes sistemas de comunicação e de interacção aplicado aos objectos: cadeiras, bancos, passadiços, papeleiras e bebedouros.

    Identificação das potencialidades e constrangimentos de cada peça de mobiliário ou equipamento exterior na sua utilização por faixas etária. Mapeamento de necessidades.

    DEX Uno Series

    Modular Chairs

    Na primeira fase do projecto de análise e investigação foram realizadas todas as actividades delineadas, tendo por base uma revisão bibliográfica e o estado actual da arte nesta área. Desta fase concluiu-se que a informação científica disponível diz respeito genericamente às duas áreas isoladamente, isto é, de design de mobiliário e de tecnologias da comunicação no espaço urbano. Deste modo existe ainda um vasto campo a investigar definido pela contaminação entre estas duas áreas.

    Na etapa seguinte – construção de uma proposta de solução optimizada – procurou-se traduzir a investigação realizada para uma solução construtiva real, tendo depois sido efectuada a sua transposição para soluções de mercado existentes.

    Na última fase iniciada no final de 2009 – prova de conceito – foram preparadas as condições adequadas para a construção do protótipo. Esta fase realiza-se na sua maioria no ano seguinte, sendo os resultados alcançados em 2010.

    O projecto não foi concluído impossibilitando a apresentação de conclusões gerais. No entanto é possível apresentar algumas conclusões relativamente ao encerramento de fase, nomeadamente a necessidade de redefinição do âmbito da investigação e dos objectivos do projecto, decorrentes do estudo sobre o estado da arte e análise das necessidades, que tiveram lugar na primeira fase de projecto. Da segunda fase do projecto concluímos que a fase de simulação deverá ser bem monitorizada, através de verificações e recolecção de dados e resultados regularmente, sendo necessária uma clara definição das características do modelo a analisar. Após esta fase iremos dispor de dados que permitirão a avaliação e redefinição do projecto, alcançando outras conclusões do projecto. Neste momento existem empresas do ramo da electrónica que estão dispostas para colaborar nesta investigação colocando à disposição sistemas digitais para a produção de protótipos para a avaliação. Dado que o sistema é “laminar” a redução dos custos para prototipagem é um factor decisivo (inovador) para a adesão das empresas a este projecto que pensamos venha a ser posteriormente validado e registado.

    DEX Wave Series

    Related Projects