É importante perceber que o planeta Terra subsiste graças a um “saudável” equilíbrio entre todos os seus componentes num mecanismo a que se chamou o ciclo da vida e que está na origem de todos os ecossistemas. É premente conseguir que o ciclo natural na origem da vida seja preservado.
A componente bioclimática demonstrou ser a base deste trabalho, sendo o edifício projectado num equilíbrio saudável e com uma construção que se enquadra num contexto climático promovendo as condições de conforto e minimizando o consumo energético.
Um edifício bioclimático não tem que envolver despesas acrescidas visto não precisar de complicados dispositivos tecnológicos e com estas opções construtivas obtemos considerável redução de emissão de CO2, na obtenção de matéria-prima, seu fabrico, transporte e manutenção. Não obstante, o facto de todo o material a substituir poder ser reciclado ou reciclável – em resumo o consumo de energia no processo construtivo e no edifício durante o seu tempo de vida é minimizado.
Project
2013
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes