g

Gravida proin loreto of Lorem Ipsum. Proin qual de suis erestopius summ.

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.


    Follow Us:
    Back to top
    Research & Innovation

    — Moby II

    Modular Housing, 2010

    O projecto Moby II tem dois objectivos técnico-científicos distintos, sendo que o primeiro está relacionado com o desenvolvimento de novos módulos constituintes para o transporte do modelo inicial Moby. Pretendia-se assim adequar o modelo inicial à métrica, dimensão, proporção e geometria adequada ao transporte, esta adequação leva a que sejam redesenhados todos os módulos da Moby, apresentando assim a Moby II uma clara inovação quando comparada com a Moby.

    O segundo objectivo técnico-científico que o presente projecto procurou resolver está relacionado com o controle de custos, onde foram analisados novos materiais, por forma a tornar a Moby II mais competitiva. Esta investigação sobre materiais, acabamentos, equipamentos e design, possibilita a apresentação ao mercado de uma Moby II com mais-valias significativas em termos de preço, qualidade, design e adequação às necessidades das diferentes regiões do mundo. Este objectivo foi claramente atingido através de uma redução muito significativa do custo de produção.

    Project
    2010

    Architecture’s Coordination
    Nuno Lacerda Lopes

    Ser modular significa ser feito com base em componentes standard que associados de inúmeras formas resultam em casas das mais variadas formas e tamanhos, à escala do desejo de cada um, do tamanho de cada família e na medida das suas possibilidades.

    Transpondo os princípios que orientam esta criação artística e o projecto de investigação que a acompanha para uma listagem de objectivos concretos, podermos afirmar que procuramos criar um produto / espaço:

    Confortável em termos físicos e mentais, transmitindo segurança e bem-estar para o habitante;

    Agradável  não só para o seu utilizador, como também para o meio envolvente onde se inscreve;

    Integrado na envolvente não sendo um elemento destoante no conjunto;

    Rápido de edificar encurtando o tempo dispendido entre a encomenda e a construção;

    Ecológico reduzindo os recursos necessários na sua edificação e durante o seu funcionamento;

    Personalizado respondendo aos desejos de quem habita e não sendo uma mera repetição de um standard;

    Inovador ao nível da arquitectura, do desenho de interior e das tecnologias que utiliza;  

    Adaptado às características do terreno onde se pretende edificar;

    Económico devido à redução do custo de construção através da produção em fábrica;

    Qualidade garantida através da sua industrialização.

    Devemos participar na necessidade de fazer mais com menos recursos: menos trabalho, menos pessoas, menos dinheiro… e este não é só um pensamento economicista como também uma das vertentes da ecologia.

    Pretendendo fazer um projecto de futuro e para o futuro, não podemos negar ou esquecer a pertinência de algum temas em discussão na sociedade actual e na arquitectura em particular, como expressão de uma realidade. Assim trazemos à investigação um conjunto de problemáticas de indiscutível importância num futuro próximo.

    Ecologia. A necessidade de criar um espaço ecológico, saudável para o habitante e para o meio, e cuja construção, manutenção, deslocamento e desmantelamento seja respeitador do ambiente local e global.

    Economia.Less is more” não só a nível formal! Devemos participar na necessidade de fazer mais com menos recursos: menos trabalho, menos pessoas, menos dinheiro… e este não é só um pensamento economicista como também uma das vertentes da ecologia. Tendo os nossos níveis de exigência e conforto aumentado urge criar formas de garantir esta qualidade de vida poupando recursos, criando formas mais eficientes de construção e funcionamento, reduzindo o erro e o desperdício.

    Acessibilidade. Como resultado de uma maior consciência cívica e social democratiza-se o espaço e o acesso a este, sendo uma expressão desta preocupação o “desenho universal”. Tornar todos os lugares acessíveis a todos é uma premissa para todos os criadores e organizadores do espaço.

    Módulos base

    Tipologias

    Construction and assembly

    Related Projects