Alentus convida Arquitecto Nuno Lacerda a desenhar colecção de jóias.
“FACES”, é o nome da primeira colecção de jóias desenhada pelo arquitecto Carlos Nuno Lacerda Lopes, é a materialização do principal sentido do seu trabalho que tem na emoção e no apelo aos sentidos uma forte expressão. Reconhecido internacionalmente como o “Arquitecto dos Sentidos”.
O sentido peculiar dos traços do arquitecto ganham corpo em ourivesaria através de doze rostos que fazem revelar formas de ser, emoções ou sentimentos que se pretendam ver partilhados. Peças de adorno com original simplicidade e versáteis que se podem tornar num pendente, brinco ou pulseira, pensadas tanto para o público feminino como masculino.
“A minha intenção não passou tanto pela criação de mais uma colecção de adereços, mas sim por tentar dar a entender que a jóia, enquanto algo muito pessoal, pode caracterizar a pessoa que a usa, o seu estado de espírito, os seus sentimentos e até a sua relação com os outros. Julgo que esta colecção é capaz de o fazer e quem usar as jóias estará também a dar a conhecer um pouco de si a quem a rodeia”, explicou Nuno Lacerda.
As jóias são construídas artesanalmente na oficina da marca Alentus em prata ou em ouro numa edição limitada e numerada.
Este projecto busca a sinergia entre o multifacetado artista com obras sublimes nas áreas de arquitectura, design de objectos, mobiliário e instalações plásticas e a Alentus, marca nacional de joalharia que desde 2003 se tem distinguido pelo design e produção de jóias por medida, aplicação de outras artes em joalharia e lançamento de colecções muito cosmopolitas.
“… o desenho de uma colecção de jóias não se distancia da vida, antes a confirma, é símbolo e cultura, …como nós. A face é o espelho da Alma… “
Arqº Nuno Lacerda