Hospital Center Vila Nova de Gaia, Espinho
Da morfologia e da topografia do terreno apreende-se a aparente (des)organização deste território, carregado de diferentes arquiteturas, de diferentes unidades, de diferentes tempos, escalas, símbolos e organizações.
Agora solicita-se um novo edifício, com novas funções com novas racionalidades e sobretudo com objetivos específicos a cumprir: ligar, racionalizar e fasear parecem ser as palavras de ordem para o seu desenho e às quais acrescentamos identidade, flexibilidade e capacidade de se associar e de se transformar, no presente e no futuro.
O novo edifício central denominado apresenta-se como um espaço de acolhimento e de ligação, um elemento que estrutura o edificado existente dando-lhe uma unidade funcional, formal e de articulação com todas as diferentes unidades e serviços adjacentes. É por isso um elo essencial de toda uma cadeia de atividades e de serviços que integram o todo que é hoje o pensamento de uma unidade hospitalar. Nessa medida o edifício procura evidenciar essa variedade, apresentando-se como um algo que se adapta e se transforma, uma célula viva aberta à regeneração e à permanente alteração, sugerindo movimento e diferenciação.
Location
Vila Nova de Gaia
Project
2012
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
3D Simulations
CNLL
Model
CNLL