Modular WC, 2007
Este trabalho baseia-se na tomada de consciência do significado contemporâneo de casa de banho e as novas funções que este acolhe. “Porquê encarar a casa de banho como um espaço imutável se a sua utilização facilmente se altera?” Tem sido esta a questão central desta investigação. A funcionalidade que se procura alcançar com este projecto resume-se na facilidade de alteração dos componentes da casa de banho. A investigação procura promover a criação de uma superfície composta por diferentes módulos e que facilmente se pode alterar, anulando ou adicionando algumas funções, no decorrer da alteração do seu modo de uso. Desta forma poder-se-á viabilizar, por exemplo, a substituição eficiente da base de chuveiro por uma banheira, a anulação do bidé por mais um lavatório, a colocação de um armário quando falta arrumação.
Pretende-se criar a possibilidade de modificar estes espaços de uma forma rápida e com a mesma facilidade com que se altera a mobília de um dado espaço. Ao nível da tecnologia da construção, a opção de conceber a casa de banho recorrendo a um sistema modular trará bastantes vantagens na manutenção da construção. Existe, actualmente, uma imutabilidade excessiva na construção que não é acompanhada pela durabilidade dos componentes. No caso das casas de banho, deparamo-nos com este problema na alteração das canalizações, que nos levam a destruir parcialmente a construção para a sua substituição. Se é verdade que algumas indústrias preveem a manutenção do produto aquando da sua concepção, falta à indústria da construção à arquitectura, numa forma mais específica, esta tomada de consciência. Isto poderá ser alcançado recorrendo a um sistema construtivo de grande incremento tecnológico.
Project
2007
Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
Modules
Modular WC
Sendo o WC um espaço presente em todos os edifícios, e que na maioria dos casos é construído de forma a não ser permutável, limitando consequentemente a adaptação do espaço às necessidades do utilizador, a CNLL pretende desenvolver com o presente projecto um novo conceito de WC Modular, onde todos os equipamentos poderão ser facilmente substituídos de acordo com as necessidades momentâneas do cliente, como por exemplo a anulação do bidé por mais um lavatório.
O objectivo do projecto MySPA é assim investigar e desenvolver um novo modelo de WC modular, onde a qualquer momento poderão ser alterados todos os elementos que o constituem, tendo por base um trabalho na inovação e na diferenciação tecnológica.
No decorrer do projecto NITEC, foram desenvolvidas diversas actividades do presente projecto, nomeadamente as fases:
1. Identificação de produtos com o mesmo posicionamento no mercado
2. Reconhecimento das qualidades e das fragilidades desses mesmos produtos (oportunidades de melhoria)
3. Recolha de informação sobre produtos sanitários e linhas de design
4. Concepção e execução dos módulos
5. Estudo da concepção dos espaços e ambiências diversas, bem como a viabilidade e exequibilidade dos sistemas de junção dos módulos
6. Inclusão dos módulos com diferentes configurações e acabamentos.
Todas estas actividades foram desenvolvidas de acordo com o planeado, no entanto o resultado final não estava de acordo com as necessidades e obrigatoriedades do mercado, pelo que foi necessário estender o projecto, por forma a resultar deste projecto um produto comercializável e de acordo com as necessidades do mercado. Tendo em conta o presente panorama, a CNLL, desenvolveu novas actividades, não contempladas no projecto NITEC, as quais permitiram desenhar a solução final do produto MySPA e as Fichas Técnicas das 4 Linhas resultantes do projecto.
Assembly 1
Example of a Modular WC Assembly
As instalações sanitárias têm, desde a sua incorporação no espaço de habitar decorrentes dos hábitos quotidianos de higienização, mantido a sua forma espacial base e a filosofia de utilização. No entanto, estas têm vindo a adaptar-se aos novos regulamentos sem uma rotura efectiva com a formulação existente, nomeadamente devido ao decreto-lei 163 de 2006 que aprova o regime de acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público. Este obriga a uma alteração na organização interna da instalação sanitária nomeadamente na área necessária para a movimentação de uma pessoa com a mobilidade reduzida e na disposição dos equipamentos sanitários. Obrigar um espaço deste tipo a estar adaptado a todas as situações possíveis representa muitas vezes um desajuste às necessidades actuais. A possibilidade de uma rápida, económica e fácil adaptação através do sistema modular que propomos poderia representar uma economia espacial e de recursos que não compromete a futura adaptação a novas situações e necessidades.
A principal incerteza tecnológica que o projecto MySPA procurou resolver prende-se com o facto de cada tipo de louça sanitária dispor de diferentes tipos de ligações e de como poderemos normalizar essas diferenças por forma a tornar a casa de banho realmente modular, onde a qualquer momento poderemos trocar um bidé por outro elemento como um lavatório, um armário, etc, sem que para isso seja necessário efectuar alterações dispendiosas à casa de Banho.
Relativamente aos desenvolvimentos apresentados no presente projecto, as principais incertezas tecnológicas prendiam-se com o facto de ser necessário efectuar medidas correctivas aos modelos inicialmente desenvolvidos, por forma a eliminar problemas detectados, pelo que foram várias a incertezas tecnológicas presentes nesta segunda fase de projecto.
Assembly 2
Example of a Modular WC Assembly
O projecto WC Modular- MySPA iníciou-se em 2007 no âmbito do programa NITEC com o seguinte plano de actividades:
1. Identificação de produtos com o mesmo posicionamento no mercado
2. Reconhecimento das qualidades e das fragilidades desses mesmos produtos (oportunidades de melhoria)
3. Recolha de informação sobre produtos sanitários e linhas de design
4. Concepção e execução dos módulos
5. Estudo da concepção dos espaços e ambiências diversas, bem como a viabilidade e exequibilidade dos sistemas de junção dos módulos
6. Inclusão dos módulos com diferentes configurações e acabamentos.
No final de 2008 a CNLL desenvolveu 4 novas linhas diferenciadas, apresentando diferentes configurações e acabamentos, criando assim soluções que vão de encontro com diferentes tipos e necessidades de clientes.
Para o ano de 2009, a CNLL estabeleceu como grande objectivo para o projecto MySPA a definição dos modelos finais das 4 linhas MySPA Para tal foram estabelecidas como principais actividades do projecto:
7 – Desenho da Solução Final;
8 – Fichas Técnicas das 4 Linhas.
Actividade 7 – Desenho da Solução Final
Os resultados obtidos nas fases anteriores foram analisados através da realização de testes aos 4 modelos da linha MySPA tendo em consideração um conjunto de requisitos técnicos e financeiros. Através destes testes foi possível identificar possíveis erros, falhas e problemas procedeu-se à definição final da solução (4 linhas MySPA).
As linhas dos WC’s modulares foram então analisados em todas as suas vertentes, avaliando os seus encaixes e a impermeabilidade, resistência e perenidade do material. Tendo por base os resultados obtidos elaboraram-se os desenhos técnicos finais onde foram estabelecidos os requisitos técnicos de construção dos WC’s modulares (materiais a aplicar, procedimentos de construção, linhas arquitectónicas, tecnologias, etc).
Actividade 8 – Fichas Técnicas das 4 Linhas
A última fase do projecto consistiu na criação das fichas técnicas das 4 linhas de WC’s modelares para posterior apresentação junto de empresas do sector da produção de soluções sanitárias. Promoveu-se ainda a definição de uma estratégia de apresentação para os futuros potenciais clientes de forma a facilitar a adesão dos mesmos a estes novos produtos e sua posterior integração na construção convencional.
Assembly 3
Example of a Modular WC Assembly